Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Mês de Maio, mês do Zootecnista!

Dia do Zootecnista

Por que dia 13 é o dia do Zootecnista? 


Segundo as minhas pesquisas, no dia 13 de maio de 1966 ocorreu a aula inaugural do curso de zootecnia no Brasil. Ou seja, o curso se faz presente em nosso país há 49 anos \0/. 

Porque ser Zootecnista? 


Então, infelizmente a Zootecnia não é tão conhecida quanto a veterinária, porém a área que a Zootecnia se envolve é bem maior. Engana-se quem pensa que Veterinária e Zootecnia fazem quase a mesma coisa! O zootecnista deve ser capaz de promover e controlar a produtividade de animais úteis aos homens, seja para fins alimentares, de preservação, lazer e companhia. Estar envolvida (o) com os animais dessa forma justifica a escolha da profissão.

Outro engano comum: 


A: -Qual curso você faz?
B: -Zootecnia!
A: -Por que?
B: -Gosto de mexer, trabalhar  com animais!
A: -Mas, você só está cuidando dele para poder matá-lo! (encaminhar para o abate).

Pois é, um dos preconceitos que o Zootecnista sofre! O zootecnista pode e deve se envolver de forma profissional com TODOS os animais, mesmo com aqueles que, em nossa cultura, não vão para a mesa. O bem estar animal, por exemplo é de responsabilidade do zootecnista, manejos reprodutivos, sanitários também! Entre esses e outros deveres do zootecnista está o de produzir cada vez mais alimentos que advém de animais para a população, e não é produzir de qualquer forma! Se trata de levar alimento de qualidade para a mesa de TODOS e cuidar principalmente, para que o animal que servirá para abastecer as geladeiras tenha um tratamento adequado, produzindo mais, da forma mais econômica possível e com conforto, cuidando sempre do Bem Estar animal. Que responsabilidade linda, não é?!





sexta-feira, 24 de abril de 2015

1º Período Um Caminho de Oportunidades


Então, falaremos agora sobre as oportunidades que encontramos no curso, e que nos ajudam a nos tornarmos os melhores profissionais possíveis. Já no primeiro bimestre pude comparecer à dois cursos organizados pela prefeitura de Palmas voltados à área de zootecnia e esses dois momentos houve certificação. Os convites são enviados à faculdade, inclusive houve um curso que não pude ir, mas que era interessantíssimo, sobre criação de peixes em pequenas propriedades, infelizmente perdi conhecimentos e certificado.

A seguir fotos de um desses momentos, do convite enviado aos alunos e um dos meus certificados :) (o que recebi por email).








A faculdade (com a ajuda de estudantes do curso) também preparou algumas atividades muito produtivas, uma delas foi o Workshop de monogástricos, com uma programação bem legal, haviam palestras/mini-cursos, certificação e para terminar com chave de ouro, no estilo da zootecnia, houve um Costelão. :p 




Não posso deixar de citar um momento que para mim foi muito especial, a 5ª Mostra Católica,  ocorreu no dia 28 e 29 de abril, com palestras (tops) e as apresentações de cada curso. 







Trote Solidário

Um Trote Diferenciado- Projeto Criando Laços



Um dos medos de quem está chegando à faculdade é o momento do trote, isso, devido às tradições dos veteranos em receber os calouros de forma muitas vezes agressivas. Porém a recepção dos novos estudantes da Católica do Tocantins é feita através do Projeto Criando Laços, é um tipo de gincana, os calouros competem e por fim há um curso vencedor.
O mais importante a ser destacado é que as atividades possuem um caráter benéfico aos calouros, como a prática de exercícios físicos, ou que procuram beneficiar a comunidade em geral.



Fazenda da Esperança Feminina, instituição que os alunos de Zootecnia foram responsável por ajudar.




Colocando a mão na massa






Definindo a zootecnia: Animação!!

Procurando um curso que te proporcione além de uma boa profissão várias diversões? Faça Zootecnia, encontrará uma galera que sabe dosar muito bem diversão e responsabilidade, formando assim a combinação perfeita, garantindo que seus anos enquanto acadêmico sejam inesquecíveis.
O pessoal da minha turma é um bom exemplo disso, em poucos meses de aula já se entrosam muito bem e já possui histórias fantásticas para contar.





1º Período comparecendo à calourada de Zootecnia. ZootecFest



Saidinhas "Comuns"

Outra opção de diversão (na Católica do Tocantins) é a Quarta Cultural, no período de intervalo os alunos se reúnem no refeitório, exceto nas quartas de semanas em que há provas e tal, pois o foco é somente o estudo. A quarta cultural serve como distração e para que haja o entrosamento entre alunos de todos os períodos e de alunos com os professores.

Tá aí a nossa quarta cultural :)



Caminhos do 1º Período de Zootecnia. As matérias



Assim como em qualquer curso, o primeiro período de zootecnia contará com matérias básicas, o aluno relembrará alguns conceitos vistos no ensino médio, e aprofundará em outros. Na Católica do Tocantins (local onde eu estudo), a grade é a seguinte:

  • Biologia Geral;
  • Química Analítica;
  • Introdução à Zootecnia;
  • Informática Básica e
  • Metodologia Científica; 

Não possui afinidade com química e/ou com biologia? Fique tranquila (o)! Tudo o que foi visto no ensino médio será apenas relembrado (pelo menos o primeiro bimestre tem sido assim, caso algo mude, postarei aqui). 

A melhor parte em ter as matérias de química e biologia  (opinião super pessoal) é a parte laboratorial, poder ver na prática, tudo, ou quase tudo, que foi passado na teoria.

Minha Turma no laboratório, aula de Química, salvo engano, o tema da aula era misturas.



Para quem é já fã da área, a matéria de Introdução à Zootecnia será o máximo, várias aulas práticas em que há o contato direto entre o acadêmico e os animais. 

Tá aí algumas das aulas de Introdução a Zootecnia da minha turma:

Aula sobre Suínos

Aulas sobre equinos

Ainda sobre eles *-*


Seminários/Avaliações

Para obter notas no primeiro bimestre os alunos tiveram que realizar seminários, provas (avaliação de aprendizagem), relatórios, mais relatórios e atividades em sala. As matérias em que houve a necessidade  de apresentar seminários foram as de Introdução a Zootecnia, com temas desde a psicultura até a bovinocultura de corte.. de leite.. e a de Informática Básica.


Essa é uma postagem feita no facebook de zootecnia da católica e que diz respeito aos seminários do primeiro período.

Para quem quiser acompanhar o curso de zootecnia da Católica no facebook a página oficial é: Zootecnia Catolica, disponível no link: https://www.facebook.com/pages/Zootecnia-Catolica/719488741431995?fref=ts  lá você encontrará diversas atividades e informações de todo o curso, vale super a pena curtir ;) 

Seminário sobre Psicultura

Seminário sobre equinos

Seminário sobre bovinocultura leiteira
 Peixe frito entregue a turma após o seminário sobre psicultura, hmmmm


Para as matérias de química e biologia foram realizados relatórios e avaliações, já em metodologia cientifica houve prova e um trabalho lá que não sei bem explicar rs. 











Em que consiste o curso de zootecnia?

"É a busca de produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos de origem animal, como carne, ovos, leite e seus derivados. O zootecnista atua em toda a cadeia produtiva animal. Ele coordena a criação de rebanhos bovinos, ovinos, suínos e aves. Faz o planejamento agropecuário, promove o melhoramento genético, define sua nutrição e aplica técnicas de reprodução. O profissional pode, ainda, pesquisar nutrientes, acompanhar a fabricação de rações, vitaminas e produtos de saúde e de higiene para animais, controlando sua qualidade. Trabalha também na indústria alimentícia, na produção de alimentos de origem animal, como embutidos e laticínios." 
Fonte: Guia do Estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/zootecnia-687893.shtml